Espaço de exibição, ação, reflexão, encontro e pesquisa, o Galpão VB foi desenhado para ativar a coleção de vídeo construída em três décadas de atividade da Associação Cultural Videobrasil.

Acessibilidade: Sim

Horário de funcionamento: das 12h às 20h

Site: http://site.videobrasil.org.br/

Email Público: agendamento@videobrasil.org.br

Telefone Público: (11) 3645-0516

Endereço: Avenida Imperatriz Leopoldina, 1150

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

Descrição

Espaço de exibição, ação, reflexão, encontro e pesquisa, o Galpão VB foi desenhado para ativar a coleção de vídeo construída em três décadas de atividade da Associação Cultural Videobrasil.

Com foco na produção do Sul global, o Acervo Videobrasil abrange obras que participaram do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, trabalhos doados por artistas, obras-chave da videoarte internacional, registros de performances, testemunhos, documentários, publicações e documentos, num total de quase 10 mil itens – 4.500 deles já estão catalogados e disponíveis para consulta pública.

No Galpão VB, a coleção alimenta uma programação permanente de mostras de vídeo, exposições, ações e programas públicos. O espaço de 800m2 abriga galeria, sala de vídeo, sala de leitura e jardim com arena aberta. Na Sala de Leitura, os visitantes têm acesso à Videoteca, com mais de 1.300 obras, registros de performances e documentários; uma biblioteca de artes visuais com mais de 3.000 títulos; e à PLATAFORMA:VB, ferramenta on-line de pesquisa e curadoria.

O Galpão VB é o primeiro equipamento com programação de artes visuais da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, aberto ao público em outubro de 2015. Sua loja institucional disponibiliza a coleção completa de livros, revistas e documentários produzidos pela parceria entre o Videobrasil e as Edições Sesc São Paulo. Publicações de qualidade editorial inovadora e livros de artistas presentes no Acervo Videobrasil e no histórico de atividades da Associação fazem parte da curadoria da livraria.

O espaço conta ainda com Comedoro Café e Restaurante.


Critérios de uso do espaço

O acesso ao Galpão VB e a todas as suas exposições é gratuito, cumprindo um dos objetivos da Associação Cultural Videobrasil, de estimular a difusão de arte contemporânea e contribuir para democratização do seu acesso. O Galpão conta com a presença de um mediador, que facilita a fruição e o contato do público com as obras expostas. Na Sala de Leitura, os visitantes podem contar com a ajuda da equipe de Acervo e Pesquisa, para facilitar o acesso às obras da coleção da Associação e à biblioteca. A equipe do Núcleo de Arquivo e Pesquisa está disponível para realizar atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, mediante agendamento prévio pelo email arquivo@videobrasil.org.br, enviado com pelo menos uma semana de antecedência. No horário agendado, um membro da equipe ficará à disposição do visitante, assim como um dos terminais da Videoteca. Visitantes não-agendados serão atendidos conforme a disponibilidade da equipe no momento. Todo o espaço é adaptado para público com necessidades especiais. Visitas mediadas ao Galpão VB: agendamento pelo e-mail agendamento@videobrasil.org.br. Atendimento da Sala de Leitura: agendamento pelo e-mail arquivo@videobrasil.org.br. Para mais informações e/ou dúvidas, entre em contato com a equipe pelo mesmo email: arquivo@videobrasil.org.br.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Galpão VB | Associação Cultural Videobrasil

Espaço de exibição, ação, reflexão, encontro e pesquisa, o Galpão VB foi desenhado para ativar uma coleção construída em três décadas de atividade da Associação Cultural Videobrasil, com foco na produção do Sul global.